sábado, 26 de agosto de 2006

Na subida do morro

Na subida do morro - Moreira da Silva e Geraldo Pereira
Introdução: Gm  Cm  F7  Bb  D#  D#m  Bb
Cm F7 Bb Edim F7
Na subida do morro, me contaram,
Bb
Que você bateu na minha nega
Bb7 D#
Isso não é direito, bater numa mulher, que não é sua,
D#m
-Deixou a nega quase nua, no meio da rua,
Bb
A nega quase que virou presunto,

Eu não gostei daquele assunto.
                 Cm
Hoje venho resolvido,
F7 Bb
Vou lhe mandar para a cidade-de-pés-juntos.

Vou lhe tornar em um defunto.
Am D7 Gm
Você mesmo sabe, que eu já fui um malandro malvado,

Somente estou regenerado.
G G7 Cm
Cheio de malícia, dei trabalho à polícia, prá cachorro.

Dei até no dono do morro.

Mas nunca abusei,
F7 Bb
De uma mulher que fosse de um amigo,

Agora me zanguei consigo.
Cm F7
Hoje venho animado, a lhe deixar todo cortado,
Bb
Vou dar-lhe um castigo.

-Meto-lhe o aço no abdômen e tiro fora o seu umbigo.
Aí meti-lhe o aço, hum –
Quando ele ia caindo ele disse:
“Ei Morengueira, você me feriu!”
Eu então disse-lhe:
“É claro, você me desrespeitou,
mexeu com a minha nega,
Você sabe que em casa de vagabundo
malandro não pede emprego.
Como é que você vem com chavecagem?
Está armado! Eu quero ver gordura,
que a banha está cara.”
Aí meti a mão lá na aduana, na peixeira.
Porque eu sou de Pernambuco,
cidade pequena porém decente.
Peguei o Vargulino pelo abdômen,
Desci pelo duodeno, vesícula biliar,
e fiz-lhe uma tubagem.
Ele caiu: bum, todo ensangüentado.
E as senhoras, como sempre nervosas:
“Meu Deus, esse homem morre, moço,
Coitado, olha aí, está se esvaindo em sangue.”
-Ora minha senhora, dê-lhe um óleo acanforado,
Penicilina, Estreptomicina, Crebiose, Hidrazida,
E até vacina Saur.
Mas o homem já estava frio.
Agora, o malandro que é malandro não denuncia o outro.
Espera prá tirar a forra, então diz o malandro:
               Cm   
“Vocês não se afobem,
D7 Gm
que o homem desta vez não vai morrer,

Se ele voltar dou prá valer.
G
Vocês botem terra neste sangue,
G7 Cm
não é guerra, é brincadeira.

Vou desguiando na carreira.

A jungusta já vem, e vocês
D7 Gm
digam que eu estou me aprontando,

Enquanto eu vou me desguiando.
Cm F7 Bb
Vocês vão ao distrito, ao delerusca se desculpando…

- Foi um malandro apaixonado,

Que acabou se suicidando.”
Gm  Cm  F7  Bb

Nenhum comentário:

Postar um comentário