quarta-feira, 12 de abril de 2006

Gigliola Cinquetti


Gigliola Cinquetti nasceu em Verona em 1947 e começou a cantar aos dezesseis anos em 1963, vencendo o concurso "Voci Nuove Di Castrocaro". Um ano depois participou do Festival de San Remo com a célebre canção "Non Ho L' Età", recebendo a primeira colocação. Gigliola Cinquetti fez tanto sucesso que a RAI decidiu fazer um especial em três etapas no final dos anos 60.

Em 1969, Cinquetti protagonizou a transmissão de rádio "La Bella e La Bestia", junto com Paolo Vilaggio. Mas o grande destaque de Gigliola Cinquetti foi a interpretação da canção Dio como ti amo. Com esta canção ela vendeu milhares de discos em toda Europa.

Mais tarde Gigliola casou e ficou vários anos afastada dedicando-se à família e ao casamento. Em 1981, voltou na mídia como jornalista, escrevendo uma coluna semanal para um jornal. Em 1982, apresentou junto com Enzo Tortora o programa "Portobello", cantando e dançando o "twist". Em 1991, conduziu um talk show na televisão de Montecarlo. No mesmo ano apresentou a edição do "Euro Festival".






Veja também:

fonte: Bella Italia - http://www.italianoar.com/

6 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade de conhecer esta cantora fantástica. E somente através da internet é que tive esta oportunidade. Não entendo como o público de hoje valoriza tantas músicas inúteis e sequer falam nesta cantora tão maravilhosa que é a Gigliola Cinquetti.
    O mundo precisa mais de músicas no estilo a la Gigliola.

    ResponderExcluir
  2. não imaginava que a cantora de 'Dio come te amo' fosse tão linda.
    A musica é maravilhosa, a cantora então...

    ResponderExcluir
  3. quando eu tinha 16 anos de idade esta maravilhosa cantora italiana tinha 23 anos foi assistir dio come te amo e fiquei apaixonado por ela,apaixonado de amor .gostaria de conhece-la pessoal.

    ResponderExcluir
  4. "Dio, Come Ti Amo" no Cine Araruna

    Foi no final dos anos 1960 ou início dos anos 1970 que tive o privilégio de assistir, no majestoso Cine Araruna (Araras-SP), a esse grande clássico do cinema mundial "Dio, Come Ti Amo", com a romântica cantora e artista principal Gigliola Cinquetti. Muitas recordações de minha mocidade me vieram à mente... Quanta saudade... É uma raridade... Um romance tão bom quanto "Candelabro Italiano", "A Princesa e o Plebeu", "Dr. Jivago", "E o Vento Levou...", entre tantíssimos outros. Há mais de 30 anos comprei a fita K7 de "Os Grandes Sucessos de Gigliola Cinquetti", de 1968, e há pouco tempo o adquiri também em CD. Fazia anos procurava em DVD e finalmente o encontrei. MAGNÍFICOS!!!

    Ah!, graças a Deus, o "PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE", GIGLIOLA CINQUETTI, continua cantando e encantando com sua bela voz, bela música, simpatia..., mundo afora!!!

    Feliz Santo Natal e Feliz 2011 a todos vocês!!!

    P.S.: A belíssima canção, histórica, "Non ho l'età" foi a primeira de Gigliola que lhe deu a vitória no Festival de Sanremo de 1964, e faz parte da trilha sonora do filme "Dio, Come Ti Amo". Assista Storia del Festival di Sanremo: http://www.international.rai.it/raitalia.tv/programma.php?cat=10&id=1271

    ResponderExcluir
  5. Realmente estou realizando um sonho...ouvir Gigliola cinquetti após tanto tempo. Que Deus dê a esta magnífica cantora muitos anos de vida e saúde para que continue a nos deliciar com sua melodia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Lembrei-me desta canção maravilhosa e tive belas recordações da minha adolescência.

    ResponderExcluir