Roberto Carlos Braga nasceu em 19 de abril de 1941, na cidade capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, e aos 9 anos já chamava a atenção na rádio local imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se para Niterói com a família, e começou a fazer amizades com outros rapazes que gostavam de música, especialmente o rock'n'roll que vinha dos Estados Unidos. Em 1957 formou com alguns amigos, inclusive Tim Maia, o conjunto "Os Sputniks".
No ano seguinte já era integrante do "The Snakes", junto com Erasmo Carlos. Com esse grupo chegou a participar do programa Clube do Rock, de Carlos Imperial, na TV Continental. Gravou alguns compactos no final da década de 50 e em 1961 lançou o primeiro LP, "Louco por Você".
A partir daí passou a investir, com apoio da gravadora CBS, no incipiente mercado de música jovem. Para isso juntou-se ao amigo Erasmo e passou a fazer versões e compor músicas como "Splish splash", "O calhambeque", "É proibido fumar" e outras que visavam ao filão juventude transviada, criando o primeiro movimento de rock feito no Brasil.
Em 1965 estreou, ao lado de Erasmo e Wanderléia, o programa Jovem Guarda, na TV Record, que daria nome ao movimento. O desafio do programa era manter a elevada audiência das tardes de domingo, até então garantida pela transmissão dos jogos de futebol e agora ameaçada, já que as transmissões haviam sido proibidas.
O programa não só manteve a audiência, como conseguiu aumentá-la. Roberto Carlos foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira. Além do programa e dos discos, estrelou filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", foi lançado em 1967, seguido por "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora".
Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico. Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto. Nessa linha, seus grandes sucessos são "Detalhes", "Emoções", "Café da manhã", "Força estranha", "Guerra dos meninos", "Fera ferida", "Caminhoneiro", "Verde e Amarelo". Recentemente passou a dedicar-se mais ao filão religioso de sua obra, com o sucesso da música "Nossa Senhora". A carreira de Roberto Carlos é superlativa.
Desde 1961 conseguiu a incrível façanha de lançar um disco inédito por ano, interrompida apenas em 1999 por causa da doença de sua então esposa, Maria Rita, que viria a falecer. Nos últimos anos esse lançamento acontece invariavelmente no Natal. Seus discos já venderam milhões de cópias e bateram recordes de vendagem (em 1994 bateu a marca de 70 milhões de discos vendidos).
Fez milhares de shows em centenas de cidades, no Brasil e no exterior. Seu fã-clube é um dos maiores de todo o mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas. Já lançou discos em espanhol e inglês, em diversos países. Atualmente continua se apresentando com freqüência e todo ano produz um especial que vai ao ar na semana do Natal pela TV Globo, mesma época do lançamento dos seus discos anuais.
Algumas músicas
A distância, A garota do baile, A ilha, À janela, A menina e o poeta, A montanha, A volta, Abandono, Abrázame así, Acalanto, Aceito seu coração, Agora eu sei, Aleluia, Além do horizonte, Alô, Amada amante, Amante à moda antiga, Amapola, Amigo, Amor perfeito, Amor sem limite, Ana, Aquele beijo que te dei, As canções que você fez pra mim, As flores do jardim da nossa casa, As baleias, As curvas da estrada de Santos, Brucutu, Broto do jacaré.
Café da manhã, Cama e mesa, Caminhoneiro, Carnavalito, Cartas de amor, Cavalgada, Ciúme de você, Coimbra, Coisa bonita, Como as ondas voltam para o mar, Como é grande o meu amor por você, Como dois e dois, Como vai você, Coqueiro verde, Custe o que custar, De que vale tudo isso, De tanto amor, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Desabafo, Despedida, Detalhes, Do outro lado da cidade.
É meu, é meu, é meu, E não vou mais deixar você tão só, É papo firme, E por isso estou aqui, É preciso saber viver, É proibido fumar, Emoção, Emoções, Esqueça, Eu daria a minha vida, Eu disse adeus, Eu quero apenas, Eu sou fã do Monoquini, Eu sou terrível, Eu te amo (And I love her), Eu te amo, te amo, te amo, Eu te darei o céu.
Faça alguma coisa pelo nosso amor, Falando sério, Fé, Fera ferida, Festa de arromba, Festa do Bolinha, Fim de semana, Força estranha, Gatinha manhosa, Guerra dos meninos, Ilegal, imoral ou engorda, Índia, Jesus Cristo, Lady Laura, Louco por você, Luz divina.
Maior que o meu amor, Meu coração ainda quer você, Meu ego, Meu grande bem, Meu pequeno Cachoeiro, Meu querido meu velho, meu amigo, Mexericos da Candinha, Minha fama de mau, Minha senhora, Mulher de 40, Mulher pequena, Na paz do seu sorriso, Namoradinha de um amigo meu, Não quero ver você triste, Não se esqueça de mim, Nasci pra chorar, Negro gato, Noite de terror, Nossa canção, Nossa Senhora.
O calhambeque, O côncavo e o convexo, O gênio, O homem bom, O portão, O quintal do vizinho, O show já terminou, O sósia, Oh! Meu imenso amor, Olha, Os sete cabeludos, Outra vez, Panorama ecológico, Parei na contramão, Parei olhei, Paz na Terra, Pega ladrão, Pode vir quente que eu estou fervendo, Por isso eu corro demais, Proposta.
Quando, Quando as crianças sairem de Férias, Querem acabar comigo, Quero lhe falar do meu amor, Quero que vá tudo para o inferno, Resumo, Rotina, Se você pensa, Sentado à beira do caminho, Só vou gostar de quem gosta de mim, Splish splash, Sua estupidez, Um leão está solto nas ruas, Un gatto nel blu, Você.
Veja também:
Antonio Marcos / Celly Campello / Demetrius / Deny e Dino / Eduardo Araújo / Erasmo Carlos / Fevers, The / Golden Boys / Incríveis, Os / Jerry Adriani / Jet Blacks, The / Jordans, The / Jovem Guarda, História da / Jovem Guarda, Cifras da / Leno e Lílian / Martinha / Paulo Sérgio / Renato e seus Blue Caps / Ronnie Cord / Ronnie Von / Rosemary / Sérgio Murilo / Silvinha / Tony Campello / Trio Esperança / Vanusa / Vips, Os / Wanderléia / Wanderley Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário