quinta-feira, 8 de março de 2007

Sá Marina

Já nos tempos de adolescente o pianista Antônio Adolfo tocava no Beco das Garrafas, integrando o conjunto Samba Cinco ou participando de sessões de jazz e de bossa nova. Em 1967, quando liderava o Trio 3-D e tinha quatro elepês gravados, iniciou uma parceria com o letrista Tibério Gaspar, vivendo a dupla nos quatro anos seguintes uma fase de grande sucesso, com participações assíduas em festivais e trilhas sonoras de novelas.

São dessa época composições como “Meia-Volta”, “Juliana”, “Teletema”, “BR-3” e a popularísssima “Sá Marina”: “Descendo a rua da ladeira / só quem viu pode contar / cheirando a flor de laranjeira / Sá Marina, eh! vem pra dançar...”.

Lançada em 1967 pelo conjunto O Grupo, a canção estourou com Wilson Simonal no começo do ano seguinte, permanecendo por dezenove semanas nos primeiros lugares das paradas de sucesso. Uma toada-moderna, segundo o próprio Adolfo, “Sá Marina” é produto de uma tendência muito em moda na época, que procurava juntar influências harmônicas da bossa nova a estruturas tradicionais da música brasileira, no caso a toada.

Pode ser incluída naquela vertente de “Andança” e “Viola Enluarada”, canções filiadas, como foi dito, ao estilo Milton Nascimento, apresentando, porém, “Sá Marina” características mais dançantes, com seu ritmo bem marcado e ligeiramente aproximado do iê-iê-iê (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Sá Marina (1968) - Antônio Adolfo e Tibério Gaspar
tom: C

C7+ C#° Dm7
Descendo a rua da ladeira
G C7+ Am7
Só quem viu, que pode contar
Dm7
Cheirando a flor de laranjeira
G C7+
Sá Marina vem pra cantar
C#° Dm7
De saia branca costumeira
G C7+ Am7
Gira o sol, que parou pra olhar
Dm7
Com seu jeitinho tão faceiro
G C Gb7(b5)
Fez o povo inteiro cantar
F7+ G
Roda pela vida afora
C7+ Am7
E põe pra fora essa alegria
Dm7 G Bb C
Dança que amanhece o dia pra se dançar
F7+ G
Gira, que essa gente aflita
C7+ Am
Se agita e segue no seu passo
Dm7 G Ab7(b5) Ab7+(b5) G4 C7+
Mostra toda essa poesia no olhar
C#° Dm7
Deixando versos na partida
G C7+ Am7
E só cantigas pra se cantar
Dm7
Naquela tarde de domingo
G C7+
Fez o povo inteiro cantar
Am7 Dm7 G C7+
E fez o povo inteiro cantar
Am7 Dm7 G Ab7(b5) Ab7+(b5) G4 C7+
E fez o povo inteiro cantar.

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