Lançada no elepê Por toda a minha vida, da marca Festa, este samba-canção (mais canção do que samba), altamente romântico, era interpretado pela cantora de formação lírica Lenita Bruno, mulher do maestro-arranjador Leo Peracchi.
Porém, a melhor das 24 versões de “Eu Sei que Vou te Amar”, lançadas só no ano de 1959, seria a de Elza Laranjeira, uma paulista pouco conhecida no resto do país. Companheira de Agostinho dos Santos, Elzinha era dona de uma voz doce, de afinação irretocável. Morta em 1986, foi por muito tempo, com Isaura Garcia, a mais destacada cantora do elenco fixo da rádio e TV Record que, ao lado de Neide Fraga, Dircinha Costa e Alda Perdigão, era escalada nos musicais de rotina das duas emissoras. Mas, voltando à canção, a espantosa quantidade de gravações realizadas no ano de seu lançamento dá uma idéia da reação positiva do meio artístico ao repertório de alto nível composto pela dupla Tom e Vinicius, nos meses seguintes a sua formação.
“Eu Sei que Vou te Amar” é uma composição standard (lembra ligeiramente a canção “Dancing in the Dark”, de Schwartz e Dietz) em duas partes, nas quais os oito primeiros compassos têm melodia idêntica, encaminhada, porém, por meio de uma sutil alteração harmônica, a diferentes arremates.
Entretanto, o ponto alto da canção é a letra: “Eu sei que vou te amar / por toda a minha vida eu vou te amar / em cada despedida eu vou te amar / desesperadamente, eu sei que vou te amar.”
Seu romantismo exacerbado remete a alguns sonetos de Vinícius, que embalaram declarações de amor de toda uma geração. Não foi, assim, por acaso que, na versão de grande êxito criada em 1972 por Maria Creuza, Toquinho e Vinícius, o poeta incorporou em contraponto à voz da cantora uma enlevada declamação do “Soneto de Fidelidade”. Por tudo isso, pode-se concluir que “Eu Sei que Vou te Amar” é mais uma canção de Vinícius do que de Tom Jobim, sem demérito para o maestro.
Eu sei que vou te amar (samba-canção, 1959) - Tom Jobim e Vinícius de Moraes
C7M Eb°
Eu sei que vou te amar
Dm7 G7(4)
Por toda a minha vida eu vou te amar
G7 Gm7 C7(9)
Em cada despedida eu vou te amar
F7M Fm6
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
Em7 Eb° Dm G7(4) G7
E cada verso meu será
Em7(b5) A7(b9) Am6
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Abm6
Por toda minha vida
C7M Eb°
Eu sei que vou chorar
Dm7 G7(4)
A cada ausência tua eu vou chorar
G7 Gm7 C7(9)
Mas cada volta tua há de apagar
F7M Fm6
O que esta ausência tua me causou
Em7 Eb°
Eu sei que vou sofrer
Em7(b5) A7(b9)
a eterna desventura de viver
D7(9)
A espera de viver ao lado teu
G7 C6(9)
Por toda minha vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário