“País Tropical” nasceu de um telefonema de Jorge Ben para a sua musa (na época) Teresa. O compositor, rubro-negro doente, acabara de assistir a uma vitória do Flamengo e telefonara para dividir com a musa a sua alegria — daí a presença da “nega Teresa” nos versos da canção.
A ser verdadeira esta história, contada pelo dissimulado Ben, estaria plenamente justificada a euforia de “País Tropical”, uma composição espirituosa e otimista, que passa a idéia de um poeta exultante com a vida e a terra onde vive: “Moro / num país tropical / abençoado por Deus / e bonito por natureza [mas que beleza] / em fevereiro [em fevereiro] / tem carnaval [tem carnaval] / tenho um fusca e um violão / sou Flamengo, tenho uma nega chamada Teresa...”
Tudo isso é cantado no inconfundível estilo Jorge Ben, aqui incorporando uma nova bossa, a das palavras pronunciadas sem a última sílaba. Esta brincadeira com as síncopes gerou um efeito pitoresco, aumentando a curiosidade sobre a canção, uma das mais populares de Ben: “Mó / num pá tropi / abençoá por Dê / e boni por naturê...”
Adotado, como foi dito, pelo tropicalismo, Jorge Ben incorpora a “País Tropical” influências do movimento, sendo uma de suas primeiras gravações a do trio Caetano-Gil-Gal, e sucesso na voz de Wilson Simonal (A Canção no Tempo – Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
País tropical (1969) - Jorge Ben
Tom: G
Intro: G Em C D7
G Em C D7 G Em C D7 G Em
Moro num país tropical abençoado por Deus
C D7 G Em C
E bonito por natureza mas que beleza,
D7 G Em C
em fevereiro, em fevereiro
D7 G Em C D7 G Em
Tem carnaval, tem carnaval, tenho um fusca e um violão
C D7 G Em C D7
Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza
C7 G
Sambaby Sambaby sou um menino de mentalidade mediana
D7
Mas assim mesmo feliz da vida
G
pois eu não devo nada a ninguém
C7 D7
Pois sou feliz, muito feliz, comigo mesmo
Repetir Refrão
C7 G
Sambaby Sambaby eu posso não ser um band leader, pois é
C7 G
Mas lá em casa todos meus camaradas me respeitam, pois é
C7
E essa é a razão da simpatica de poder
D7
do algo mais e da alegria
Nenhum comentário:
Postar um comentário