segunda-feira, 10 de abril de 2006

Belchior

Cearense de Sobral, filho de músicos amadores, foi bastante influenciado pelos cantores do rádio dos anos 50. Mais tarde trabalhou como programador de rádio e nos anos 60 participou de festivais de música no Nordeste, se aproximando de outros músicos cearenses como Fagner e Ednardo.

Em 1971 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Sérgio Ricardo, que possibilitou a gravação de "Mucuripe", sua parceria com Fagner. Sua composição "Na hora do almoço" venceu o Festival Universitário e marcou sua estréia com um compacto.

Mas foi a inclusão de duas de suas composições ("Como nossos pais" e "Velha roupa colorida") no show de Elis Regina que o projetou como compositor, sendo gravado de Jair Rodrigues ("Galos, noites e quintais") a Vanusa ("Paralelas"). Teve outros sucessos como "Apenas um rapaz latino-americano", "Tudo outra vez" e "A palo seco". Em 1999 lançou o CD duplo "Auto-Retrato", em que faz uma releitura de suas principais obras. Belchior também atua como pintor, desenhista e caricaturista.

Algumas músicas


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário