A personagem indaga sobre “aquela velha amizade, aquele papo furado todo fim de noite num bar do Leblon”, lamentando a ausência dessas amenidades em sua vida atual. Este é o tema de “Mudando de Conversa”, um samba moderno, romântico, um pouco nostálgico e tipicamente carioca.
Só que a composição nasceu, não em um bar do Leblon, mas, na legendária Taberna da Glória, no bairro homônimo. Conta Hermínio que ele e o parceiro, Maurício Tapajós, haviam passado a noite trabalhando, em seu apartamento, em cima de uma sugestão de Cacaso que resultaria na ópera popular “João-Amor e Maria”. De manhã cedinho, a dupla desceu para o desjejum na Taberna, sendo o café-com-leite logo substituído pelo chope gelado, no momento em que surgiu a idéia do samba. “A ópera foi um fiasco”, informa o poeta, “mas ‘Mudando de Conversa’, um grande sucesso”.
Tanto sucesso, que daria nome a um musical com Clementina de Jesus, Nora Ney, Ciro Monteiro, Jards Macalé, o conjunto Os Cinco Crioulos e um regional comandado pelo Mestre Dino. Embora destinado a Ciro Monteiro, que àquela época tinha uma preguiça enorme para aprender músicas novas, o samba acabou sendo gravado por Dóris Monteiro, em atenção a um pedido de Milton Miranda, diretor da Odeon (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Mudando de conversa (1969) - Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho
Tom: G
Intr.: C7+/9 Cm7/9 G7/13 E7 A7 D7 G7+
A7 D7
Mudando de conversa onde foi que ficou
E7 A7
Aquela velha amizade
D7/9 Dm7/9 G7/13
Aquele papo furado todo fim de noite
C7+/9
Num bar do Leblon
Meu Deus do céu, que tempo bom!
C#°
Tanto chopp gelado, confissões à bessa
G7+ F#5+/7 F7/13
Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar
E7 A7
E acabava em samba
D7 G7+
Que é a melhor maneira de se conversar
F#7/13 Bm C#m5-/7 F#7 Bm
Mas tudo mudou, eu sinto tanta pena de não ser a mesma
C#m5-/7 F#7 Bm
Perdi a vontade de tomar meu chopp,
C#m5-/7
de escrever meu samba
F#7 Bm C#m5-/7
Me perdi de mim, não achei mais nada
F#7 Bm C#m5-/7
O que vou fazer?
F#7 Bm C#m5-/7 F#7 Bm
Mas eu queria tanto, precisava mesmo de abraçar você
C#m5-/7 F#7 Bm
De dizer as coisas que se acumularam
C#m5-/7 F#7 Bm
Que estão se perdendo sem explicação
C#m5-/7 F#7 Bm E7
E sem mais razão e sem mais porque
A7+ B7 E7 A7+
Mudando de conversa onde foi que ficou
F#7 B7
Aquela velha amizade
E7/9 Em7/9 A7/13
Aquele papo furado todo fim de noite
D7+/9
Num bar do Leblon
Meu Deus do céu, que tempo bom!
D#°
Tanto chopp gelado, confissões à bessa
A7+ G#5+/7 G7/13
Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar
F#7 D7
E acabava em samba
E7 G7/13 (A7+)
Que é a melhor maneira de se conversar
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