A dupla baiana Antônio Carlos (Antônio Carlos Marques Porto) e Jocafi (José Carlos Figueiredo) existia havia três anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro, contratada pela RCA em 1971. A mudança deu sorte, pois meses depois eles alcançavam as primeiras colocações nas paradas de sucesso com “Você Abusou”: “Você abusou / tirou partido de mim, abusou / tirou partido de mim, abusou / tirou partido de mim, abusou...”
Um sambinha despretensioso, que acentua sua despretensão na própria letra (“se o quadradismo dos meus versos / vai de encontro aos intelectos”), “Você Abusou” acabou se tornando uma espécie de composição-padrão no repertório de Antônio Carlos e Jocafi. Esse padrão seria utilizado em sucessos como “Desacato” e “Teimosa”, dando, porém, a essas e outras canções uma impressão de repetição, de coisa já ouvida.
Mas “Você Abusou” ultrapassou fronteiras, tendo um sucesso extraordinário na França (com o título de “Fais Comme l’Oiseau”) e outros países europeus, sucesso que se estendeu a países asiáticos, como o Japão, onde seus autores ganharam um segundo lugar no World Popular Song Festival, realizado em 1974, com a canção “Diacho de Dor”, O curioso é que Antônio Carlos e Jocafi parece que não faziam a princípio muita fé em “Você Abusou”, acreditando mais em “Mudei de Idéia”, que deu título ao seu primeiro elepê (A Canção no Tempo - Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
Maria Creuza
Você abusou (1971) - Antônio Carlos e Jocafi
A7+ E/G# Em/G F#7
Você abusou
Bm/F# D Dm7 E7
Tirou partido de mim, abusou
A7+ E/G# Em/G F#7
Tirou partido de mim, abusou
Bm7 D E7/9- E7
Tirou partido de mim abusou
Am
Mas não faz mal
Am/G Dm7 F
É tão normal ter desamor
G/F C/Bb
É tão cafona sofrer dor
C/E
Que eu já nem sei
Bm7/5- F E7 Am
Se é meninice ou cafonice o meu amor
Am/G Dm/F
Se o quadradismo dos meus versos
G/F C/Bb
Vai de encontro aos intelectos
F7+ Bm5-/7 E7
Que não usam o coração como expressão
A7+ E/G# Em/G F#7
Você abusou...
Am Am/G Dm/F
Que me perdoem, se eu insisto neste tema
G/F C/Bb
Mas não sei fazer poema
C/E Bm7/5- E7
Ou canção que fale de outra coisa que
Am
Não seja o amor
Am/G Dm/F
Se o quadradismo dos meus versos
G/F C/Bb
Vai de encontro aos intelectos
F7+ Bm7/5- E7
Que não usam o coração como expressão
A7+ E/G# Em/G F#7
Você abusou...
Nenhum comentário:
Postar um comentário