domingo, 4 de junho de 2006

Moça

Wando
Quando em viagem para divulgação de seu primeiro elepê, Wando conheceu em Belém do Pará uma bela moça, com quem teve um romance. Daí surgiu a canção “Moça”, incluída em seu segundo elepê. Gravada com arranjo de Sérgio Lemcke, que utilizou harmonias de música erudita com o intuito de dar um colorido diferente à canção romântica, “Moça” não foi a faixa de trabalho do disco, que seria “Nega do Obaluaê”, de estilo semelhante ao sucesso anterior, “O Importante É Ser Fevereiro”.

Mas, Hélio Ribeiro, da Rádio Bandeirantes de São Paulo, encantou-se com “Moça”, tocando-a com freqüência e promovendo-a de seu jeito especial, que consistia em declamar com voz grave uma historinha improvisada, paralela à letra da composição, tendo esta como fundo musical. Assim foi dado o impulso inicial para que a canção se destacasse no elepê e acabasse incluída na trilha de “Pecado Capital’.

Esta novela da TV Globo, escrita às pressas por Janete Clair para substituir “Roque Santeiro”, vetada pela censura nas vésperas da estréia, seria a primeira a ser exibida a cores no horário das oito. “Moça” era O tema de Lucinha, uma pobre suburbana, interpretada por Betty Faria, que se casaria com Salviano (Lima Duarte), o patrão milionário.

O extraordinário sucesso da novela e da personagem contribuiu de modo considerável para a popularização da canção, que temperava romantismo com porções de erotismo, até onde permitia a censura da época: “Eu quero me embolar em teus cabelos / abraçar teu corpo inteiro / morrer de amor... de amor me perder...”

Resultado: o elepê do Wando alcançou a cifra de um milhão e duzentos mil exemplares vendidos, apesar da grande vendagem do disco da telenovela, chegando a música a ser gravada no exterior por figuras como Paul Mauriat e Fausto Papete. Mineiro do arraial Bom Jardim, próximo de Viçosa, Wanderley Alves dos Reis, recebeu da avó o apelido de Wando, quando ainda nem sonhava em ser cantor (A Canção no Tempo – Vol. 2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Moça (canção, 1975) - Wando

Am                  E7/G#             
Moça me espere amanhã
D7/F#
levo o meu coração pronto pra te entregar
Bm5-/7 E7 Am
Moça, moça eu te prometo
B7/F# F7/11+ E7
eu me viro do avesso, só pra te abraçar
Am E7/G#
Moça eu sei que já não é pura,
D7/F#
teu passado é tão forte pode ate machucar
Bm5-/7 E7 Am
Moça, dobre as mangas do tempo
Am/G B7/F# F7/11+ E7 A E7
jogue o teu sentimento todo em minhas mãos


A C#7 F#m
Eu quero me enrolar nos teus cabelos
A7 D E7 A E7
abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder
A C#7 F#m
Eu quero me enrolar nos teus cabelos
A7 D E7 A
abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder

Nenhum comentário:

Postar um comentário