Quando Sacha Gordine resolveu filmar a peça “Orfeu da Conceição” (filme que se chamaria “Orfeu do Carnaval”), exigiu que fosse criada uma nova trilha sonora, especialmente para a produção. Motivo: o francês queria faturar em cima da edição das músicas. Dessa trilha destacaram-se os sambas “A Felicidade” e “Manhã de Carnaval”, duas canções que se tornaram clássicos do repertório internacional. Aliás, “Manhã de Carnaval” se tornaria um dos temas brasileiros preferidos na área do jazz, com dezenas de versões gravadas por grandes músicos do gênero, sob o inacreditável título de “A Day in the Life of a Fool”.
Formada por sugestão de Rubem Braga, a dupla Luís Bonfá-Antônio Maria compôs “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, na realidade temas instrumentais já existentes, que Maria demorou a letrar, para a aflição de Bonfá que tinha compromissos profissionais a atender nos Estados Unidos. Uma bonita composição, “Manhã de Carnaval” tem os compassos iniciais semelhantes aos do tema do terceiro movimento da “Humoresque em Si Bemol, opus 20”, de Robert Schumann. (A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34).
Manhã de Carnaval (samba, 1959) - Luiz Bonfá e Antônio Maria
Gm7 Cm7 D7 Gm7 Cm7 D7
Manhã tão boni- ta manhã
Gm7 Cm7 F7 Bbmaj7 Bmaj9 Dm7/-5 G7
Na vida uma no- va canção
Cm7 F7
cantando só teus olhos
Bbmaj7 Gm7
teu riso e tuas mãos
Adim D7/+9 Adim
pois há de haver um dia
Gm7 Cm7 D7
em que virás
Gm7 Cm7 D7 Gm7 Cm7 D7
Das cordas do meu violão
Dm7/-5 G7 Cm7
que só teu amor procurou
Adim Gm7 Bbm6 D7/A D7/+9 Adim
vem uma voz falar dos beijos perdidos
Gm7
nos lábios teus
Cm7 Bbmaj7 Ebmaj7 Dm7
canta o meu coração alegria voltou
Cm7 Adim Ebmaj7 Gm9
tão feliz a manhã desde amor
Nenhum comentário:
Postar um comentário